terça-feira, 22 de junho de 2010

TV Digital: LG lança primeiro celular com Ginga no Brasil

A LG é a primeira fabricante de celular no país a ter um aparelho com o Ginga, middleware de interatividade da TV digital, no padrão nipo-brasileiro, o SBTVD.

O terminal LG TV Phone GM600, em parceria inicial com a TV globo, permitirá interação com a programação da emissora para a Copa do Mundo. Porém o acordo não é exclusivo e aplicativos de outras emissoras já estão sendo testados pela fabricante. A LG também não fechou acordo de venda exclusiva com as teles móveis.



A expectativa da fabricante coreana é que, em 2014, 30 milhões de usuários do serviço celular tenham o terminal com TV Digital. Hoje, esse índice é de 1,5%, podendo chegar, segundo a empresa, a 5% até o final do ano. O lançamento do LG TV Phone GM600 acontece um ano e dois meses depois do início de estudos para incorporar o Ginga, o middleware de interatividade do SBTVD, padrão de TV digital brasileiro, ao celular, explicou Rodrigo Ayres, gerente de produto de celular da LG Eletronics, em coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira, 01/06, na capital paulista.

O terminal é o terceiro da linha TV Phone da LG a ser lançado no Brasil. E, a não inclusão da Terceira Geração foi estratégica, neste momento, para assegurar o lançamento de um aparelho com preço acessível para o consumidor brasileiro, às vésperas da Copa do Mundo. Indagado se o LG TV Phone com Ginga viria para disputar mercado com os terminais da ZTE/Vivo e da Onda/TIM, o diretor de vendas de celulares da LG Eletronics, Marcus Daniel, garantiu que não.



"A LG trabalhou para ser a pioneira no uso do Ginga no celular. E somos. E temos a convicção que os outros concorrentes terão de trabalhar para embutir a interatividade nos seus terminais. Nossa proposta de ter um celular com interatividade, com preço mais em conta ( o celular está com custo orçado em R$ 700,00) é para disseminar o uso da TV como recurso. Hoje, apenas 1,5% dos celulares vendidos no país têm TV. Acredito que o mercado chegará a 5% ate´dezembro", detalhou o executivo.

A LG não revela valores de investimentos nem o montante gasto no desenvolvimento da tecnologia para permitir o uso do Ginga. O celular, em função de usar o middleware, terá o selo DTVi, o que o assegura como compatível com o padrão nipo-brasileiro de TV Digital. Mas, nessa fase inicial, o celular será vendido apenas no Brasil. O mercado sul-americano ainda deverá esperar.

"Vamos ver como será o middleware de interatividade utilizado pelos países que também adotaram o SBTVD", detalhou Rodrigo Ayres. Até o final do ano, segundo a LG, o terminal com interatividade e 3G deverá ser lançado comercialmente.

O lançamento do celular com ginga, antes da TV com ginga, foi explicado pelos diretores da LG. "Há uma grande busca por novos serviços no celular. E a interatividade funciona de forma mais ágil no terminal móvel. E que fique claro: Não estamos vendendo TV móvel. Estamos ofertando um recurso a mais para o celular", completou o gerente de produto da fabricante coreana.

A TV Globo é parceira desde o início do desenvolvimento do terminal. O diretor de engenharia da emissora, Raymundo Barros, revelou que, até o momento, já foram desenvolvidos nove aplicativos com Ginga, leia-se interatividade, para TV fixa e móvel. O da Copa do Mundo, disponível para o LG TV Phone GM600 é um deles, mas será adaptado para o Campeonato Brasileiro e para os Estaduais.



Hoje, segundo ele, 31 emissoras e afiliadas da Globo já estão com o SBTVD e a massificação do uso da TV digital aberta no celular será consequência da expansão dessa cobertura. "Não tenho dúvida que o mercado ficará ainda maior. Mas, hoje, com a cobertura que se tem na Globo, já há um público-alvo de 70 milhões de brasileiros para ser atingido", observou o diretor de Engenharia da Globo São Paulo.

Neste momento não há qualquer perspectiva de cobrança do usuário para o uso da interatividade. A intenção é, de fato, disseminar o uso do aplicativo. Mas haverá opção - explicitada para o usuário - da aquisição dos serviços tradicionais, como o SMS para programas. Entusiasmada com a ferramenta, a LG acredita que, em 2014, o Brasil terá 30 milhões de terminais com TV.

Fonte

sexta-feira, 18 de junho de 2010

LG Electronics investirá US$825 mi em células solares até 2015

A sul-coreana LG Electronics anunciou nesta sexta-feira que investirá 1 trilhão de wons (824,5 milhões de dólares) até 2015 no negócio de células solares, buscando crescer em novos segmentos.



A LG, que converteu uma de suas deficitárias linhas de produção de painéis de tela plana de plasma em sua primeira unidade células solares em 2008, disse que construirá outra linha até o final deste ano.

A companhia espera aumentar sua capacidade de produção anual dos atuais 120 megawatts para 1 gigawatt em três anos, e gerar uma receita de 3 trilhões de wons em 2015 proveniente do negócio de células solares.



Empresas sul-coreanas lideradas por Samsung e LG estão intensificando os investimentos em energias renováveis. O grupo LG espera investir 20 trilhões de wons no desenvolvimento de produtos de energia limpa como células solares e baterias recarregáveisno até 2020

terça-feira, 8 de junho de 2010

LG Infinita LIVE BORDERLESS - Conheça mais de perto

Nova linha de televisores da LG, os modelos da LG Infinita LIVE BORDERLESS.

Chegou a hora de todos conhecerem mais de perto os grandes lançamentos da LG para o ano.



No hotsite lançado pela LG, é possível conhecer cada detalhe: os modelos, as features, e sobre cada uma das tecnologias por trás de sua nova TV.

Em cada uma das seções, encontramos um pequeno tutorial sobre o assunto. Por exemplo: O Wireless AV Link, que já foi comentado por aqui pelo Henrique como feature da linha Infinita LIVE BORDERLESS, ganhou um vídeo explicando de maneira simples como o media box funciona:



Conheça mais sobre este e todos os outros elementos que compõem este grande lançamento da LG no lindo hotsite da linha LG Infinita LIVE BORDERLESS: http://www.lginfinita.com.br

Fonte
 

©2009 Sempre LG | by TNB